quinta-feira, 28 de maio de 2015

Oficina de Danças Urbanas – Escola Estadual Padre Rambo

              No sábado dia dezesseis de Maio de dois mil e quinze, a coordenadora Flávia Marchi Nascimento e os pibidianos do curso de Dança-Licenciatura, Nina Saldanha, Ramon Granado e Janine Ott realizaram na parte da manhã uma oficina de Danças Urbanas na Escola Estadual Ensino Fundamental Padre Rambo, convidados pela aluna do curso e estagiária nesta, Tais Botelho. A oficina foi realizada em comemoração ao Dia das Mães.


Foto: Flávia M. Nascimento

 Antes de começarmos a desenvolver as atividades ,a coordenadora nos apresentou com uma breve explicação de quem éramos e o que estávamos fazendo na escola. A principio fomos trabalhar com a turma da estagiária Taís, mas vendo o interesse de outros alunos em participar, convidamos os demais. O ministrante Ramon realizou o aquecimento com os alunos usando movimentos básicos relacionados às Danças Urbanas, que complementariam o desenvolvimento posterior da oficina.


Foto: Flávia M. Nascimento

 No desenvolvimento da oficina, os alunos foram incentivados a criar movimentos e assim, a maior parte da coreografia foi elaborada a partir do repertório corporal de cada um.
Encerramos a oficina com um alongamento/relaxamento realizado pela Nina. A proposta teve um resultado melhor do que se esperava, pois os alunos ficaram fascinados com as atividades, participando com muita dedicação e entusiasmo. Ao final da oficina, os participantes demonstraram bastante interesse na continuidade de atividades com Dança, tanto que recorreram aos pibiadianos pedindo que estes mantivessem um trabalho permanente dentro da escola.
Além da experiência de ensino-aprendizagem, oficina nos proporcionou constatar o quão carentes estão as escolas no que diz respeitos a projetos como o PIBID e a importância da capacitação de professores para o trabalho com dança.


Foto: Flávia M. Nascimento

A segunda parte da oficina foi desmembrar os movimentos iniciais em fases, ou seja, o movimento um se transformou em dois movimentos e assim sucessivamente ampliando a pequena célula coreográfica criada anteriormente, com movimentos firmes, diretos e ritmados.

Foto: Flávia M. Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário