domingo, 17 de maio de 2015

Intervenções do Dia Internacional da Dança nas escolas


Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, criado pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, a data (29 de abril) homenageia o nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727 – 1810).
Para além da homenagem, a data propõe aos artistas contemporâneos uma profunda reflexão sobre o fazer artístico, valorizando a sua diversidade, realçando as suas especifidades, e reafirmando o entrelaçamento de suas linguagens.
 Alusivo a esta data tão importante, os alunos do Pibid-Dança UFPel ministraram oficinas de diversos temas e estilos nas escolas participantes do projeto nos dias:
30/04/2015
·         Composição Coreográfica no Contexto Escolar
·         Dançando no Getúlio Vargas

12/05/2015
·         Dança de Salão na Escola

07/05/2015
·         Dança Afro na Escola: Dança dos Orixás

·         O dia Internacional da Dança comemorado na “natureza”




Composição Coreográfica no Contexto Escolar

Na manhã do dia 30 de abril os pibidianos Allan Zamperini, Alice Iturriet, Janaína Moreira e Rita Becker ministraram oficina Composição coreográfica a partir da improvisação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ferreira Vianna. Na qual as atividades propunham a exploração dos níveis espaciais, deslocamento pelos espaços, jogos coreográficos, improvisação, entre outros.

A turma de quinto ano, da professora Priscila, se mostrou bastante ativa e ainda que em alvoroço, participou das atividades de forma plena. A improvisação se mostrou uma proposta interessante para abrir caminhos para se pensar a composição coreográfica dentro do contexto escolar, pois foi disponibilizado para os alunos ferramentas para pensarem as suas possibilidades corporais. Assim, no final da oficina, as produções alcançadas por eles envolveram vocabulários que os mesmos já possuíam, como o funk, futebol, etc, e alguns conceitos trabalhados na aula.



Dançando no Getúlio Vargas

No dia 30 de Abril de 2015 na parte da manhã aconteceu a oficina de Percussão Corporal, na Escola Municipal Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental – Séries Iniciais.
A oficina que teve duração de 1h e 30min foi ministrada a partir do desdobramento de uma prática realizada pelo grupo Barbatuques[1].
As pibidianas e ministrantes Janine Ott, Naiane Rosa e Thais Barão trabalharam no desenvolvimento das seguintes atividades: níveis espaciais, velocidade, deslocamento ritmado, criação de movimentos, composição coreográfica e apreciação.

                  

                                      Fotografa: Naiane R.                                       
Fotografa: Naiane R.

A proposta foi concluída com êxito, onde os objetivos com os alunos foram alcançados, sendo os principais: comemorar e conhecer o dia Internacional da Dança, trabalhar e entender alguns elementos da dança, contextualizar, criar, apreciar e fruir dança.
Os alunos tiveram uma boa aceitação e se mostraram bem participativos, expressando isso na roda de conversa que encerrou as atividades, onde foram debatidos os pontos positivos e negativos da oficina.
 
Fotografa: Naiane R.

 [1]  Barbatuques é um grupo de percussão corporal que desenvolve um trabalho musical baseado na exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano. Resgatando a espontaneidade infantil de brincar com som e movimento o grupo nos chama de volta para o indivíduo. O resultado é uma orquestra corporal onde todos os músicos tocam e improvisam sobre o mesmo instrumento.


Dança de Salão na Escola

No dia 12 de maio foi ministrada uma oficina de Dança de Salão para as turmas de terceiros anos da Escola Estadual de Ensino Médio Areal, participaram cerca de 35 alunos. A oficina foi proposta pelos acadêmicos do curso de Dança da UFPEL e bolsistas do PIBID: Maria Eduarda, Stéfani Rodrigues, Robson Porto, Rosangela Domingues.
Na oficina foram trabalhados conceitos básicos de dança de salão, como condução e resposta, contato e improvisação, comunicação e entrega. Também foram ensinados passos básicos de subgênero forró eletrônico.

Os alunos se mostraram dispostos em participar das atividades, o que contribui para a socialização entre eles, bem como para desmistificação da questão do contato corporal que muitas vezes é um impedimento para o desenvolvimento desse gênero de dança no ambiente escolar.



Dança Afro na Escola : Dança dos Orixás

A escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes, situada na rua zumbi dos palmares, 295 bairro navegantes dois. Recebendo no dia 07 de maio de 2015 a oficina sobre dança afro no horário da manhã. Desenvolvida e ministrada pelos pibidianos do curso de dança licenciatura: Caroline Ribeiro Paz, Thiago Meirelles e Janine Moraes. na oficina o objetivo foi trabalhar especificamente a dança dos orixás. Através da visualização dos seus movimentos, características, história, havendo propostas de atividades como: jogo didático pedagógico, fruição, apreciação e experimentação. Ferramentas estas para ajudar na compreensão e contato dos alunos com a dança afro. Por fim, a oficina ocorreu muito bem com resultados significativos tanto para os pibidianos quanto para os alunos, os bolsista absorveram experiência e os estudantes tiveram contato com outro tipo gênero de dança.





O dia Internacional da Dança comemorado na “natureza”

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29 de abril), no dia 7 de maio de 2015, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Alcides de Mendonça, aconteceu a oficina “A Dança na Natureza”, ministrada pelas bolsistas do PIBID-Dança Jaínne Ladeira, Jéssica Carvalho e Joice Rodrigues, com os/as alunos/as das turmas de primeiro ano da escola.
A atividade iniciou com um vídeo de um passarinho dançando e, a partir da movimentação do bichinho, pedimos que, através de mímicas, reproduzissem a dança observada. Logo, desdobrou-se para os momentos seguintes que tinham o intuito de explorar movimentações de outros animais: tartaruga, leão, lobo, onça, macaco, sapo, cobra e cachorro.
Voltamos o olhar mais específico para as ações da cobra, do cachorro e do sapo. Através destes animais pudemos instigar noções espaciais, consciência corpo-vocal e relação com o/a próximo/a. Aproveitamos o padrão de movimento destes animais, como o da cobra para estimular a relação cabeça-cauda, enrolamento e desenrolamento da coluna, o do cachorro para experimentar transferências de peso entre os apoios e o do sapo para investigar maneiras de saltar experenciando o trabalho com equilíbrio, força e resistência.
No final da atividade pedimos que cada criança escolhesse um bichinho que mais se identificasse para imitá-lo numa grande festa na floresta.
 As crianças se mostraram participativas, acessíveis e dispostas para a nossa proposta. Fizeram de forma dinâmica, respondendo rapidamente aos estímulos dados para cada momento da atividade. Todos/as saímos satisfeitos/as, suados/as e felizes: comemoramos o Dia da Dança!










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