Quem Somos

 
                                                           





O PIBID



O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.


O PIBID- DANÇA


A composição dos grupos de trabalho no subprojeto da área de Dança contou com o professor coordenador da área, professores do curso de Dança-Licenciatura que atuam na área pedagógica, supervisores da área de arte/dança das escolas participantes do projeto e alunos do curso Dança-Licenciatura e envolverão os alunos do Ensino Fundamental das escolas, assim como a comunidade escolar de cada uma das instituições. Os grupos de pibidianos -tanto da dança quanto de outros cursos- visam trabalhar interdisciplinarmente nas escolas, propondo, assim, ações de área e ações interdisciplinares. 

São ações do PIBID Dança:

1. OFICINAS DE DANÇA
1.1   Oficinas de percepção, improvisação e expressão corporal (dança educativa) para alunos da Educação infantil e anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
1.2    Oficinas de diferentes técnicas e saberes da área da Dança ( a serem planejadas, colaborativamente, a partir das necessidades da comunidade) tanto para alunos como para Professores das Escolas envolvidas.
1.3   Oficinas de expressão corporal e de Dança para os demais bolsistas, de outras áreas, das demais licenciaturas da UFPel.

2. DANÇA EM FOCO
Exibição e discussão de vídeos, documentários e filmes sobre Dança, em suas diferentes manifestações, que abordem questões educativas e temáticas político-sociais. Voltado aos alunos das escolas.

3. APRESENTAÇÕES DE DANÇA.
3.1. Serão organizadas e planejadas apresentações artísticas de Dança (construídas pelo próprio grupo de alunos pibidianos da Dança) nos respectivos contextos das Escolas envolvidas.

3.2. Serão organizadas apresentações artísticas de Dança a partir de convite a grupos de Dança da cidade, ou região, e/ou bailarinos convidados, de diferentes gêneros de Dança, nos respectivos contextos das Escolas envolvidas.

3.3 Serão organizadas e planejadas apresentações artísticas de Dança com e a partir do trabalho desenvolvido com os alunos das Escolas envolvidas

4. MOSTRA FOTOGRÁFICA: PERSONAGENS DA DANÇA
Visando ampliar a formação de um público critico da arte da Dança serão organizadas algumas exposições fotográficas, temáticas, acerca dos principais personagens e eventos significativos da História da Dança. Tais ações visam promover um diálogo artístico com a comunidade escolar e objetiva fazer parte do calendário de eventos e a programação de cada Escola envolvida.

5. ARTISTAS NA ESCOLA
Visando aproximar o universo da Arte ao contexto educacional serão convidados artistas da Dança, da cidade de Pelotas e da região sul do Estado a interagir com os alunos da Escola.

6. GRUPO DE ESTUDOS EM ARTE-EDUCAÇÃO
Serão organizados encontros semanais, teórico-práticos, acerca das principais referências dos campos da Arte e da Dança, visando aproximar a relação artística com os contextos das Escolas.

7. CADERNOS DE DANÇA
Organização de textos pedagógicos sobre o ensino de Dança, bem como produção textual a ser encaminhada para publicações.

8. CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Construção de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Dança nas Séries Iniciais e Finais.
           
9. FORMAÇÃO SENSÍVEL
Realização de encontros com profissionais convidados das diferentes linguagens artísticas visando a formação sensível (inicial e continuada) dos alunos da escola, pibidianos, supervisores e coordenadores.

10. EVENTOS
Participação dos bolsistas (alunos, supervisores e coordenadores) em eventos regionais e nacionais ao longo do período de vigência deste projeto, com o objetivo de apresentar trabalhos.

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