O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
O PIBID- DANÇA
O PIBID- DANÇA
A composição dos grupos de trabalho no subprojeto
da área de Dança contou com o professor coordenador da área, professores do
curso de Dança-Licenciatura que atuam na área pedagógica, supervisores da área
de arte/dança das escolas participantes do projeto e alunos do curso
Dança-Licenciatura e envolverão os alunos do Ensino Fundamental das escolas,
assim como a comunidade escolar de cada uma das instituições. Os grupos de pibidianos -tanto da dança quanto de outros cursos- visam trabalhar interdisciplinarmente nas escolas, propondo, assim, ações de área e ações interdisciplinares.
São ações do PIBID Dança:
1. OFICINAS
DE DANÇA
1.1 Oficinas
de percepção, improvisação e expressão corporal (dança educativa) para alunos
da Educação infantil e anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.
1.2 Oficinas de diferentes técnicas e saberes da
área da Dança ( a serem planejadas, colaborativamente, a partir das
necessidades da comunidade) tanto para alunos como para Professores das Escolas
envolvidas.
1.3 Oficinas
de expressão corporal e de Dança para os demais bolsistas, de outras áreas, das
demais licenciaturas da UFPel.
2. DANÇA EM FOCO
Exibição
e discussão de vídeos, documentários e filmes sobre Dança, em suas diferentes
manifestações, que abordem questões educativas e temáticas político-sociais.
Voltado aos alunos das escolas.
3. APRESENTAÇÕES DE
DANÇA.
3.1. Serão
organizadas e planejadas apresentações artísticas de Dança (construídas pelo
próprio grupo de alunos pibidianos da Dança) nos respectivos contextos das
Escolas envolvidas.
3.2. Serão organizadas apresentações
artísticas de Dança a partir de convite a grupos de Dança da cidade, ou região,
e/ou bailarinos convidados, de diferentes gêneros de Dança, nos respectivos
contextos das Escolas envolvidas.
3.3 Serão organizadas e planejadas
apresentações artísticas de Dança com e a partir do trabalho desenvolvido com
os alunos das Escolas envolvidas
4. MOSTRA FOTOGRÁFICA: PERSONAGENS DA DANÇA
Visando
ampliar a formação de um público critico da arte da Dança serão organizadas
algumas exposições fotográficas, temáticas, acerca dos principais personagens e
eventos significativos da História da Dança. Tais ações visam promover um
diálogo artístico com a comunidade escolar e objetiva fazer parte do calendário
de eventos e a programação de cada Escola envolvida.
5. ARTISTAS NA ESCOLA
Visando aproximar o universo da Arte ao
contexto educacional serão convidados artistas da Dança, da cidade de Pelotas e
da região sul do Estado a interagir com os alunos da Escola.
6. GRUPO DE ESTUDOS EM ARTE-EDUCAÇÃO
Serão
organizados encontros semanais, teórico-práticos, acerca das principais
referências dos campos da Arte e da Dança, visando aproximar a relação
artística com os contextos das Escolas.
7. CADERNOS DE DANÇA
Organização
de textos pedagógicos sobre o ensino de Dança, bem como produção textual a ser
encaminhada para publicações.
8. CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
Construção
de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Dança nas Séries Iniciais e
Finais.
9. FORMAÇÃO SENSÍVEL
Realização
de encontros com profissionais convidados das diferentes linguagens artísticas
visando a formação sensível (inicial e continuada) dos alunos da escola,
pibidianos, supervisores e coordenadores.
10. EVENTOS
Participação
dos bolsistas (alunos, supervisores e coordenadores) em eventos regionais e
nacionais ao longo do período de vigência deste projeto, com o objetivo de
apresentar trabalhos.
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