terça-feira, 10 de maio de 2016

Oficina

Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé francês moderno, Jean-Georges Noverre (1727 – 1810).
O homenageado:
“O francês Jean-Georges Noverre (1727-1810) se destaca, na história da dança, por ter escrito “Letters sur la Danse”, um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, editado em 1760. Mais tarde, acrescentou à obra textos sobre música e um ensaio sobre a dança na antiguidade, além de texto sobre a arquitetura de uma sala de opéra e libretos. Em sua obra, decisiva para a dança teatral, o autor discute a dança em ação.”

Para além da homenagem, a data propõe aos artistas contemporâneos uma profunda reflexão sobre o fazer artístico, valorizando a sua diversidade, realçando as suas especificidades, e reafirmando o entrelaçamento de suas linguagens.
Durante a semana do dia 24 á 29 de abril ocorreram diversas atividades em propósito de homenagea-lo, essa por sua vez teve iniciativa pelos pibidianos do curso Dança – Licenciatura. Todas as atividades foram efetuadas para o âmbito escolar, ou seja, cada bolsista executou seu plano na escola para qual foram designadas.
Neste caso, minha colega Keity Lemke e eu, no dia 27 de abril realizamos a oficina na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Rita, Pelotas – RS, para as turmas dos anos finais noturno. A mesma teve inicio ás 19h30min e finalizou-se ás 21h00min, nela exerceram-se atividades de práticas especificas com viés nos ensinamentos analise do movimento.
Por fim, no final da oficina questionamos alguns fatores decorrentes em relação ás atividades. No que diz respeito aos participantes a oficina em si gerou resultado satisfatório.
No mais gostaria de agradecer aos envolvidos para que todas as ações pudessem ser oferecidas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário