O Programa Institucional
de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) nasceu há 10 anos como uma política de
formação e qualificação de professores em todo o Brasil. Entre os diversos
ganhos, os mais significativos foram o aumento de professores mais qualificados
para atuar em sala, docentes ativos em projetos nas escolas em forma de
contrapartida das bolsas, que transformam os modelos de educação e ampliam as
possibilidades de aprendizado.
No entanto as incertezas
sobre a continuidade do Pibid, mantido pelo governo federal, estão preocupando
estudantes dos cursos de licenciatura, professores da educação básica e
superior que participam do Pibid em todo o Brasil desta forma a Universidade
Federal de Pelotas constituída pelo corpo de bolsistas, coordenadores,
supervisores e comunidade escolar realizamos uma mobilização no dia 15 de
outubro, data em que se comemora o Dia do Professor, em frente ao Largo do
Mercado Público na Praça Coronel Pedro Osório,
101, no Centro de Pelotas, das 14h00min. às 18h00min. Nosso objetivo
era chamar a atenção do governo e da sociedade pedindo
a manutenção do programa e das políticas públicas de educação.
Damos
início a mobilização com uma performance criada por nós bolsistas da Dança o qual
em nosso discurso performático apresentamos um texto escrito por nós, que buscou
chamar atenção para situação atual, apontando o questionamento de: Cadê a
Pátria Educadora?
Após a
apresentação deu-se início as atividades; o Curso de Teatro trouxe jogos de
improvisação com materiais, os bolsistas da pedagogia levaram brinquedos,
cartazes e realizaram a hora do conto ao ar livre. A matemática expos seus
trabalhos realizados nas escolas, levou jogos como: Tangram e Torre de Hanoi, a
Biologia por sua vez estava com banners e apresentou alguns alimentos contidos
na pirâmide alimentar, o curso de geografia apresentou a teia e a música
realizou apresentações acústicas.
Após
estes momentos começou a apresentação do curso de música que a cada exposição
cantada se dava a oportunidade para os demais integrantes deste manifesto de se
pronunciarem audivelmente no microfone, apontando sua repulsa e resultados
positivos apontados em suas escolas.
Fizemos barulho, colocamos a cara a tapa e
mostramos o real motivo pelo qual lutamos por esse projeto!!!
Não quero perder essa indignação: Eu sou
professor! A sala de aula é meu lugar político e é lá que eu vou conscientizar
sobre essa barbárie.
Mais
educação! Mais diálogo, Mais dança. Não a escolarização, sim a educação
reflexiva! Por mais arte nas Escolas.
Por uma
educação melhor! Pibid na Escola! Lutamos pelo seu direito a educação.
Cadê a Pátria Educadora? A união faz a força!
Pibid não é qualquer coisa!"(Bolsistas Curso de Dança- Licenciatura 2015).
Chegamos
ao fim da mobilização com a apresentação conjunta dos cursos de Dança e Música.
Após
ter repercutido na sociedade, em nossa reunião de área chegamos à conclusão que
muitos pibidianos não compareceram a mobilização e que a maioria expos somente
as suas atividades realizadas nas escolas, ao nosso ver sendo assim,
tão-somente o curso de Dança-Licenciatura foi o que cumpriu o real objetivo
pois, os demais “esqueceram” que estávamos lá também para reivindicar nossos
direitos e propagarmos a importância da permanência do Pibid.
#SomosTodosPibid #FicaPibid
Por: Joice Soares / Ramon Granado / Rosângela Domingues/ Thays Reis
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