terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Mobilização "Somos Todos PIBID - UFPel"

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) nasceu há 10 anos como uma política de formação e qualificação de professores em todo o Brasil. Entre os diversos ganhos, os mais significativos foram o aumento de professores mais qualificados para atuar em sala, docentes ativos em projetos nas escolas em forma de contrapartida das bolsas, que transformam os modelos de educação e ampliam as possibilidades de aprendizado.
No entanto as incertezas sobre a continuidade do Pibid, mantido pelo governo federal, estão preocupando estudantes dos cursos de licenciatura, professores da educação básica e superior que participam do Pibid em todo o Brasil desta forma a Universidade Federal de Pelotas constituída pelo corpo de bolsistas, coordenadores, supervisores e comunidade escolar realizamos uma mobilização no dia 15 de outubro, data em que se comemora o Dia do Professor, em frente ao Largo do Mercado Público na Praça Coronel Pedro Osório, 101, no Centro de Pelotas, das 14h00min. às 18h00min. Nosso objetivo era chamar a atenção do governo e da sociedade pedindo a manutenção do programa e das políticas públicas de educação.

Damos início a mobilização com uma performance criada por nós bolsistas da Dança o qual em nosso discurso performático apresentamos um texto escrito por nós, que buscou chamar atenção para situação atual, apontando o questionamento de: Cadê a Pátria Educadora?
Após a apresentação deu-se início as atividades; o Curso de Teatro trouxe jogos de improvisação com materiais, os bolsistas da pedagogia levaram brinquedos, cartazes e realizaram a hora do conto ao ar livre. A matemática expos seus trabalhos realizados nas escolas, levou jogos como: Tangram e Torre de Hanoi, a Biologia por sua vez estava com banners e apresentou alguns alimentos contidos na pirâmide alimentar, o curso de geografia apresentou a teia e a música realizou apresentações acústicas.
Após estes momentos começou a apresentação do curso de música que a cada exposição cantada se dava a oportunidade para os demais integrantes deste manifesto de se pronunciarem audivelmente no microfone, apontando sua repulsa e resultados positivos apontados em suas escolas.
Fizemos barulho, colocamos a cara a tapa e mostramos o real motivo pelo qual lutamos por esse projeto!!!
Não quero perder essa indignação: Eu sou professor! A sala de aula é meu lugar político e é lá que eu vou conscientizar sobre essa barbárie.
 Mais educação! Mais diálogo, Mais dança. Não a escolarização, sim a educação reflexiva! Por mais arte nas Escolas.
 Por uma educação melhor! Pibid na Escola! Lutamos pelo seu direito a educação.
Cadê a Pátria Educadora? A união faz a força! Pibid não é qualquer coisa!"(Bolsistas Curso de Dança- Licenciatura 2015).
Chegamos ao fim da mobilização com a apresentação conjunta dos cursos de Dança e Música.
Após ter repercutido na sociedade, em nossa reunião de área chegamos à conclusão que muitos pibidianos não compareceram a mobilização e que a maioria expos somente as suas atividades realizadas nas escolas, ao nosso ver sendo assim, tão-somente o curso de Dança-Licenciatura foi o que cumpriu o real objetivo pois, os demais “esqueceram” que estávamos lá também para reivindicar nossos direitos e propagarmos a importância da permanência do Pibid.

#SomosTodosPibid  #FicaPibid









Por: Joice Soares / Ramon Granado / Rosângela Domingues/ Thays Reis



Nenhum comentário:

Postar um comentário